quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Carta Aberta aos professores e professoras

Carta Aberta aos professores e professoras.

Eu professor Rafael renuncio a vice-coordenadoria da sub-sede Apeoesp Sorocaba/Região. Com isso deixo de fazer parte da atual executiva desta sub-sede.Faço isso não por que sou radical , ou tenho um temperamento exaltado. Não. Trata-se de uma decisão política e esta, está ligada à uma concepção e um projeto político-sindical.

Na última eleição para a Diretoria Estadual nós (oposição alternativa) e “apeoesp na escola e na luta”, estávamos juntos – compondo a chapa 2 oposição- unificada – mas na sub-sede Sorocaba/Região, por ora, não será possível manter essa unidade. Justamente porque entre nós
(oposição alternativa) “apeoesp na escola e na luta” se expressam diferentes concepções político-sindicais. Por isso, para que o conjunto dos professores e professoras possam percebam essa diferença e ao mesmo tempo entendam o projeto político-sindical que queremos desenvolver, deixo o cargo da vice-coordenadoria, passando a oposição à esquerda, da atual coordenação da sub-sede Sorocaba/Região. Assim, damos o primeiro passo para que no interior da sub-sede também se expresse, de maneira efetiva, o atual período de reorganização do movimento sindical no Brasil.

Sindicato e Crise Econômica.

Estamos assistindo ao início de mais uma crise do capitalismo, igual ou talvez superior a crise de 1929. E, uma vez mais, patrões e governos, tentarão colocar a saída para a crise nas “costas” dos trabalhadores/as. Nós trabalhadores em educação, assim como o conjunto dos trabalhadores, não dispomos de recursos financeiros, a grande imprensa nos ataca dia após dia. Só possuímos o sindicato, como instrumento de luta pelos nossos interesses. Mas é preciso transformar radicalmente a relação existente entre coordenação/diretoria do sindicato e a base (os professores e professoras que estão nos locais de trabalho, nas escolas). É preciso que a base participe, efetivamente, das decisões e encaminhamentos do sindicato, deslocando o centro do poder que hoje, como antes, se expressa nas mãos da coordenação/direção. Somente assim nós professores e professoras poderemos construir as mobilizações necessárias aos ataques que virão como conseqüência da crise econômica

Portanto, nosso projeto é o projeto da Conlutas.

Afinados com o projeto político-sindical da Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas) queremos desenvolver, aqui na sub-sede Sorocaba/Região, uma prática sindical diferente.
Com paciência e perseverança, nosso objetivo é criar uma nova cultura, uma “opinião pública” diferente entre os professores e professoras, a de que ele/a é sujeito da sua luta, e não objeto.
Queremos, aqui, iniciar um processo permanente e democrático de discussão e deliberação, de forma a possibilitar um efetivo controle pela base sobre as decisões tomadas no sindicato, isso é fundamental para evitar que o sindicato não fuja de seus princípios e se torne um instrumento alheio aos interesses dos professores e professoras.
Coerente com a concepção político-sindical, que é a marca da Conlutas deixo o cargo de vice-coordenador e faço um chamado a a todos e todas, professores e professoras interessados em desenvolver uma prática sindical diferente, que venham construir a Oposição Alternativa e a Conlutas.


UM PASSO EM FRENTE
E VOCÊ NÃO ESTA MAIS
NO MESMO LUGAR *

POR UMA APEOESP
DEMOCRÁTICA, DE LUTA E
PELA BASE !!!

SÓ A LUTA MUDA A VIDA !!
Obrigado.

Professor Rafael, Sorocaba, 08/10/2008

* Chico Science

Nenhum comentário: