segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Material curso

Matérial de formação par o curso

Apresentação da PropostaCurricular

Fundamentos da Proposta Curricular

O currículo na Escola

As áreas do conhecimento e suas disciplinas
O texto-base que apresenta os princípios e conceitos da Proposta Curricular já pode ser consultado.
Proposta Curricular para Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio: documento de apresentação (PDF, 461KB)

Proposta Curricular em cada disciplina:


Arte EF/EM (PDF, 980KB. Publicado em 30/01/2008)


Educação Física EF/EM (PDF, 1.02MB. Publicado em 30/01/2008)


Ciências EF (PDF, 705KB. Publicado em 30/01/2008)


Geografia EF/EM (PDF, 834KB. Publicado em 30/01/2008)


História EF/EM (PDF, 1.28MB. Publicado em 30/01/2008)


Língua Estrangeira Moderna EF/EM (PDF, 532KB. Publicado em 30/01/2008)


Matemática EF/EM (PDF, 1.22MB. Publicado em 30/01/2008)


Língua Portuguesa EF/EM (PDF, 564KB. Publicado em 30/01/2008)


Biologia EM (PDF, 686KB. Publicado em 30/01/2008)


Filosofia EM (PDF, 815KB. Publicado em 30/01/2008)


Física EM (PDF, 1.02MB. Publicado em 30/01/2008)


Química EM (PDF, 528KB. Publicado em 30/01/2008) Gestão do Currículo na escola Caderno do gestor – volume 1 (PDF, 1.28MB)
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio, que será implantada na rede pública a partir de 2008, tem entre suas premissas básicas uma educação à altura dos desafios do mundo moderno, mas sem deixar de lado o saber já adquirido.Um grupo de especialistas com trabalhos relevantes já desenvolvidos em educação, tanto para São Paulo quanto na esfera federal, prepara o conteúdo pedagógico que chegará às escolas no início de 2008.

Relação do grupo responsável pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio (PDF, 66KB)
Encontro de Dirigentes (23, 24, 28 e 29 de janeiro de 2008)

Clique aqui para acessar as apresentações feitas durante o Encontro de Dirigentes Regionais, Supervisores de Ensino e Diretores de Escolas, nos dias 23,24, 28 e 29 de janeiro de 2008 (PDF, 2.58MB. Publicado em 24/01/2008)
Apresentação feita pela Profa. Maria Inês Fini, Coordenadora Geral da Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio do Estado de São Paulo, em 19/12/2007, durante videoconferência sobre capacitação para o planejamento de 2008.

Apresentação Proposta Curricular 19/12/2007 (PDF, 197KB)
As videoconferências de capacitação para professores que apoiarão as escolas no planejamento 2008 para atividades com os alunos acontecem entre os dias 11, 12, 13 e 17 de dezembro, em dois períodos: das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h.As VCs são mediadas pela professora Maria Inês Fini, Coordenadora Geral da Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio do Estado de São Paulo. Também participam as professoras Sílvia Sentelhas, Consultora da SEE (Matemática) e Zuleika de Felice Murrie, Consultora da SEE (Língua Portuguesa).

Veja a apresentação feita pela professora Maria Inês Fini (PDF, 21KB)
Veja a apresentação feita pela professora Maria Inês Fini (PowerPoint, 262KB)



Veja a apresentação feita pela professora Sílvia Sentelhas (PDF, 20KB)

Veja a apresentação feita pela professora Sílvia Sentelhas (PowerPoint, 260KB)



Veja a apresentação feita pela professora Zuleika de Felice Murrie (PDF, 27KB)
Veja a apresentação feita pela professora Zuleika de Felice Murrie (PowerPoint, 406KB)
Videoconferência da Maria Inês Fini para diretores de escolas da Rede sobre a Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio
Videoconferência mediada pela Coordenadora Geral Maria Inês Fini apresentou na terça-feira, 13 de novembro, a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio aos Diretores das escolas da rede pública de ensino.

Veja a apresentação feita pela professora Maria Inês Fini (PDF, 31KB)

Veja a apresentação feita pela professora Maria Inês Fini (PowerPoint, 310KB)
Apresentação usada nas videoconferências dos dias 31 de outubro e 1º de novembro (PDF, 30KB)

TIRA-DÚVIDAS

Durante o processo de construção da Proposta Curricular do Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio, alguns questionamentos estão surgindo.Confira neste espaço as respostas dadas pelos educadores que elaboram o currículo.As perguntas poderão ser resumidas em função do espaço disponível e de mais objetividade.

1. Por que um currículo para São Paulo?
2. O que diferencia este projeto das experiências anteriores?
3. A nova proposta considera a diferença de carga horária entre os períodos diurno e noturno no que diz respeito ao conteúdo?
4. Já existe previsão de implementação da nova proposta na rede?
5. Será possível executar essa proposta em salas de aula numerosas? O professor contará com material de apoio? E como será esse material?
6. A escola está preparada para desenvolver esta proposta?
7. As experiências bem-sucedidas com alunos do Ensino Médio servirão para fazer parte do currículo?

1. Por que um currículo para São Paulo?Resposta – Porque precisamos garantir a todas as crianças e jovens da escola pública de São Paulo o direito de terem acesso a uma base curricular comum, bem estruturada e fortemente apoiada nas exigências do mundo moderno.
2. O que diferencia este projeto das experiências anteriores?Resposta – A proposta surge de uma necessidade manifesta de nossos educadores, gestores, famílias e da sociedade paulista em geral. É preciso que o Estado proponha com clareza e transparência o que objetiva para a formação das crianças e jovens sob sua responsabilidade.
3. A nova proposta considera a diferença de carga horária entre os períodos diurno e noturno no que diz respeito ao conteúdo?Resposta – A proposta considera os conteúdos básicos para o aprendizado e sugere o aprofundamento desses mesmos conteúdos quando a carga horária for maior.
4. Já existe previsão de implementação da nova proposta na rede?Resposta – Os documentos referentes às propostas curriculares para todas as séries e disciplinas estarão disponíveis em todas as escolas para as atividades de planejamento escolar já em 2008.
5. Será possível executar essa proposta em salas de aula numerosas? O professor contará com material de apoio? E como será esse material?Resposta – Sim, é possível. As principais ferramentas de apoio estarão reunidas nos Cadernos dos Professores, que apresentam orientação para o desenvolvimento dos conteúdos e das competências e habilidades que os alunos devem desenvolver nessas aprendizagens.Também serão oferecidas sugestões de uso de material complementar para apoiar as aprendizagens, como softwares, links, livros e filmes.Um grupo de profissionais da CENP já desenvolve uma ampla consulta nesses materiais, que serão analisados e indexados aos Cadernos dos Professores.
6. A escola está preparada para desenvolver esta proposta?Resposta – A escola também será apoiada em suas ações para favorecer o desenvolvimento do currículo. Serão produzidos documentos para orientar o trabalho dos diretores, supervisores, professores coordenadores e assistentes técnico-pedagógicos.
7. As experiências bem-sucedidas com alunos do Ensino Médio servirão para fazer parte do currículo?Resposta – As experiências serão conhecidas, analisadas pela equipe e poderão ser incorporadas aos cadernos de orientação para o trabalho dos professores da área.


Começam as preparações para o Saresp 2008
Maria Conceição Conholato, Gerente de Avaliação e Indicadores de Rendimento Escolar; informa na videoconferência a finalidade e os procedimentos de aplicação dos questionários dos pais e dos alunos, Plano de Aplicação das DE (modelo e prazo) e seleção e treinamento dos monitores externos na realização do Saresp 2008.Clique aqui para assistir à videoconferência

Questionário Saresp 2008 levanta os fatores associados à aprendizagemPela primeira vez no Brasil, levantamento dos “fatores associados à aprendizagem” é realizado com essas proporções: questionário que envolve cerca de 1,8 milhão de alunos. Saiba mais Assista ao vídeo


Quatro competências e três fundamentos para enfrentar o mercado de trabalhoA conferencista Guiomar Namo de Mello sugere sete prontidões estratégicas para disputar o mercado de trabalho. Recomenda, ainda, que o “mundo do mercado de trabalho” seja analisado a partir da visão pós-industrial. Saiba mais Assista à videoconferência

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